A Companhia de Águas de Estocolmo seleccionou a Advanced Mineral Processing (AMP) para proceder ao melhoramento da filtração de água potável recorrendo a hidrociclones para optimizar o processo de remoção de argilas, matéria orgânica e inerte das areias que são utilizadas no processo de filtração.
Durante os últimos meses, a AMP forneceu e comissionou duas unidades concebidas de acordo com as especificações do cliente.
A primeira dessas unidades é composta por uma unidade compacta de hidrociclones AMP HYDROSET – modelo HSL 10 / 15-50.7-22 – instalada no exterior de um dos centros de tratamento de água potável.
A segunda instalação é composta por um crivo curvo mais uma unidade compacta de hidrociclones e é alimentada por uma bomba. O projecto teve alguns desafios relevantes dado que o espaço disponível era muito reduzido. Por exemplo, a unidade móvel foi concebida para se deslocar ao longo dos corredores estreito onde os diversos filtros se encontram instalados.
Os resultados obtidos nos testes iniciais revelaram ser bastante satisfatórios. Em primeiro lugar, na unidade exterior foi possível ajustar a curva granulométrica partindo de uma origem bastante grosseira e atingindo 0,2/4 mm de granulometria. Assim, conseguiu-se através do uso combinado do hidrociclone e do escorredor com irrigação remover todos os poluentes das areias e, por outro lado, optimizar a porosidade do filtro. Desse modo, atingiu-se uma melhoria da qualidade da água e foram reduzidos os tempos de processamento.
Por outro lado, na unidade interior, foi possível ajustar a curva granulométrica partindo de 0/4 mm até 0,6/4 mm. Desse modo, obtiveram-se excelentes níveis de remoção de matéria orgânica graças ao uso de um crivo curvo.
Saiba as novidades.
Assine a nossa newsletter!
Obtenha informações sobre os nossos produtos e aplicações.
Inscreva-se agora gratuitamente.