Uma bomba de alta pressão e baixo caudal permite movimentar fluídos a alturas manométrias muito elevadas. Em muitos casos, é possível atingir 1.000, ou mesmo 2.000 metros de compressão com apenas um andar de compressão.
A capacidade de gerar alta pressão com baixo caudal em bombas centrífugas é necessária em muitas aplicações críticas de indústrias como a refinação, petroquímica, química, produção de energia e produção de gás.
A SUNDYNE produz bombas de alta pressão e baixo caudal em duas configurações base:
- Bombas de alta pressão e baixo caudal verticais – são usadas em casos em que um andar de compressão é suficiente para alcançar a altura manométrica desejada. Os motores são montados diretamente por cima da bomba ou suportados por um suporte de motor, dependendo da potência.
- Bombas de alta pressão e baixo caudal horizontais – são utilizadas para tamanhos de motor maiores ou configurações de vários andares de compressão.
O design deste tipo de bombas que operam a alta velocidade oferece inúmeras vantagens sobre as bombas multicelulares, com particular destaque para as que se seguem:
Design compacto
Configurações com apenas um andar de compressão conseguem atingir elevadas alturas manométricas. O design compacto permite a utilização de eixos mais curtos o que resulta numa deflexão inferior e, consequentemente, uma melhoria da hidráulica do eixo. Este é uma das particularidades técnicas que valorizam as bombas centrífugas de alta velocidade. O facto de serem uma solução mais compacta contribui para que se torne numa solução mais económica, especialmente quando estão envolvidos materiais especiais, a solução final tem um peso menor pelas caixas e sistemas de selagem de dimensão inferior quando comparadas com uma solução multiestadio. Por outro lado, não esquecer o facto de necessitarem de menos espaço, logo, custos de fundação inferiores.
Manutenção simplificada
A manutenção de uma bomba centrífuga de alta pressão e baixo caudal é muito simples devido a um reduzido número de peças de substituição (quando comparadas com bombas de vários andares de compressão). Com apenas um andar de compressão e com folgas/tolerancias francamente maiores fazem com que o desgaste seja menor, logo, com maior tempo de operação entre manutenções. Por outro lado, o número de peças a manter no inventário também é muito menor.
Maior Eficiência
As bombas de alta pressão e baixo caudal por operarem a alta velocidades oferecem, de longe, a melhor eficiência nas gamas de baixo caudal devido a perdas de atrito reduzidas do disco (impulsor).
A hidráulica é personalizada para que cada bomba corresponda exatamente ao melhor ponto de eficiencia de acordo com as condições do cliente. Opcionalmente, um indutor pode ser utilizado para optimizar aplicações com NPSH disponível (NPSHa) reduzido.
Robustez
Bombas que operam a alta pressão e baixo caudal baseiam-se num design robusto. As tolerâncias do impulsor são generosas o que permite a estas bombas lidar até com slurries macios.
Facilidade de reconfigurações
As bombas de alta pressão e baixo caudal podem ser facilmente reconfiguradas, se as condições do processo mudarem ao longo do tempo, alterando a combinação de impulsor, difusor, velocidade e geometria indutor.
Em Portugal, já ajudámos vários clientes a reconfigurar com sucesso uma bomba de alta velocidade para uma nova aplicação.
Saiba as novidades.
Assine a nossa newsletter!
Obtenha informações sobre os nossos produtos e aplicações.
Inscreva-se agora gratuitamente.